PROFILE TOOL – QGIS TUTORIAL

Profile Tool – QGIS tutorial

O Profile Tool é um plugin para o QGIS que torna possível gerar perfis de elevação através de linhas. O plugin está disponível através do repositório padrão de plugins do QGIS. O plugin tem é bem simples e cumpre o que promete. 

Depois de instalar e ativar o plugin, você vai encontrar o botão “Profile Tool” na barra de ferramentas do QGIS:

qgisprofiletool

Como utilizar o plugin Profile Tool:

  1. Carregue o arquivo raster com os dados de elevação e deixe essa camada selecionada na lista de camadas do QGIS
  2. Pressione o botão “Profile Tool”. Isso abre o painel plug-in que consiste de uma área de gráfico do lado inferior esquerdo e uma lista de camadas raster à direita. A camada raster que você deixou selecionada será adicionada na lista de camadas raster.
  3. Daí você verá a opção “Selection: Temporary polyline” ativada, agora você pode desenhar uma linha (temporária) na área do mapa. Dê um duplo clique esquerdo para terminar o desenho da linha. (As instruções de uso irão aparecer durante o manuseio da ferramenta na barra de status, em inglês.)
  4. Depois de ter terminado o desenho da linha, a área do gráfico será atualizado e apresentar o perfil.
  5. Em seguida você pode exportar o gráfico nos formatos PDF, PNG, SVG e print (PS).  (Recomendo, para uma edição avançada a exportação para o formato SVG, pois você terá mais liberdade para editar o designer do gráfico em programas de edição vetorial como o Inkscape, illustrator ou corel). 

plugin Profile Tool

Se você quiser adicionar outra camada raster para o plugin, você precisa primeiro selecione a camada raster na lista camada QGIS e pressione o botão “Add Layer” no painel Perfil Tool.

Vídeo tutorial do plugin Profile Tool:

Para gerar o perfil a partir de um vetor de linha já existente, será necessário alterar o modo de seleção de “Temporary polyline” to “Selected polyline” . Em seguida, você seleciona a camada vetorial que contém a linha que deseja utilizar, depois você pode clicar sobre a linha na área do mapa para selecioná-la . O gráfico irá aparecer em seguida.

Gostou desse tutorial? Encontrou algum erro? Tem uma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário.

Fonte: Anita Graser

Narcélio de Sá

Geógrafo, blogueiro, Nerd-GeoGeek. Integrante da comunidade QGIS Brasil e apaixonado por Open-Source & Open-Data.