Blog

A Importância das Conferências do State of the Map para o OpenStreetMap

Se você teve a sorte de participar de uma conferência do State of the Map (SotM), já sabe que elas oferecem alguns dos melhores conhecimentos, habilidades e treinamentos em SIG (Sistemas de Informações Geográficas) e geoespaciais disponíveis. Isso é além de ser um evento de networking fantástico, com muito tempo social divertido e envolvente. Se você é novo na comunidade do OpenStreetMap e ainda não participou de um SotM, ou faz parte de uma empresa pensando em patrocinar um SotM, juntamente com o envio de uma equipe para participar, este post é para você.

Image credit: Parker Michels-Boyce Photography. Please tag @OpenStreetMapUS in social media posts when using these photos.

O que é um State of the MapSotM?

Os membros da comunidade do OpenStreetMap (OSM) organizam encontros anuais do State of the Map como uma forma de construir comunidade, compartilhar ferramentas e pesquisas, e estabelecer contatos entre si com o objetivo comum de melhorar o mapa. Esses encontros têm diversos tamanhos e são organizados local, regional e globalmente, mas o objetivo é sempre o mesmo: se reunir para discutir pesquisas sobre a criação de mapas, ferramentas, iniciativas e outros tópicos da comunidade. Os SotMs locais e regionais são organizados por comunidades locais, e o SotM global é organizado pela Fundação OSM.

As conferências do Estado do Mapa estabelecem pontes entre os mapeadores do OSM e ativistas comunitários, desenvolvedores de código aberto, pesquisadores de universidades e instituições acadêmicas, designers, cartógrafos, bem como profissionais de tecnologia de empresas privadas e instituições públicas.

Quais Tipos de Tópicos são Discutidos?

A variedade de tópicos é tão diversa quanto a comunidade. As apresentações variam desde “palestras relâmpago” de 5 minutos até apresentações de 15-20 minutos e workshops de 75 minutos. Eles abordam temas como desenvolvimento de plataformas e ferramentas, análise de dados, mapeamento humanitário e muitos outros. Os apresentadores estão afiliados a comunidades locais, Youthmappers, HOTOSM, maplibre, FOSS4G, academia, outras organizações sem fins lucrativos e empresas pequenas e grandes.

A conferência global SotM de 2022 em Firenze, Itália, fornece um bom exemplo da variedade de informações e habilidades representadas em um SotM. Aqui estão apenas alguns títulos de sessões: “OSM Carto as Vector tiles; Innovating on Derivative OpenStreetMap Datasets”, Mapping a Small Town”,  “maplibre-rs: Cross-platform Map Rendering using Rust”, “Ten Years iD Editor—The Road Ahead”, “Women Leadership in Mapping Riverside Communities in the Amazon Forest Using OSM.”

Esses exemplos mal arranham a superfície. Aqui está o programa completo e as gravações das apresentações. Há também uma exposição de pôsteres – sim, até as paredes do SotM de 2022 eram educacionais! E há um resumo dos procedimentos acadêmicos.

Portanto, como você pode ver, um SotM oferece inspiração e conhecimento para qualquer pessoa interessada no futuro da tecnologia geoespacial, OpenStreetMap e software e dados livres e de código aberto.

Participe do State of the Map Curitiba 2023

Faça Parte do State of the Map Brasil 2023: Conectando-se ao Futuro do Mapeamento Geoespacial!

Prepare-se para uma experiência extraordinária! Estamos animados em anunciar o aguardado “State of the Map Brasil 2023″. De 2 a 4 de outubro de 2023, você terá a oportunidade de se envolver nesse evento imperdível, sediado na renomada Universidade Federal do Paraná, na charmosa cidade de Curitiba. E tem mais: este evento incrível acontecerá em um formato híbrido, permitindo que você participe tanto pessoalmente quanto virtualmente. Ah, e não se esqueça de marcar em sua agenda a pré-conferência, no dia 30 de setembro (sábado), para um mergulho profundo em conhecimento e networking.

Se você é um aficionado por mapeamento, um pesquisador curioso ou um usuário ávido por dados geoespaciais, esta é a sua oportunidade de brilhar! Estamos convocando você a compartilhar suas experiências, ideias inovadoras e trabalhos científicos através da nossa chamada para resumos de experiências acadêmicas e práticas. Mal podemos esperar para ver as gemas de conhecimento que você tem a oferecer.

O SOTM Curitiba 2023 é uma chance única para compartilhar sua expertise, conectar-se com colegas entusiastas e explorar as tendências mais recentes no mundo do mapeamento geoespacial. Junte-se a nós nessa emocionante jornada e contribua para construir um futuro mais mapeado e interconectado.

Para obter mais detalhes e informações sobre o evento, visite o site oficial aqui.

Não perca essa oportunidade singular. Estamos ansiosos para receber sua contribuição e encontrá-lo(a) pessoalmente no SOTM Curitiba 2023!

Fonte:

Why State of the Map Conferences Are So Important to OSM

http://www.labgeolivre.ufpr.br/?page_id=1849

Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS)

SiBCS – Simbologias para mapas pedológicos no QGIS

A Embrapa Solos lançou a 5ª edição do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS), resultado de um esforço conjunto de pesquisadores de diversas instituições brasileiras. A obra oferece uma estrutura de trabalho composta por um Comitê-Executivo Nacional assessorado por colaboradores regionais e núcleos locais de discussão das áreas de gênese, morfologia e classificação de solos. A Pedologia, disciplina que estuda os solos, vem ganhando interesse renovado no Brasil e no mundo, devido à importância do recurso solo em todas as questões de produção de alimentos, fibras e energia, mudanças climáticas e sustentabilidade ambiental.

O SiBCS é um sistema próprio para a classificação dos solos brasileiros, criado a partir dos primeiros levantamentos de solos sistemáticos realizados no Brasil nas décadas de 1950 e 1960. Os solos tropicais brasileiros apresentam peculiaridades que não eram totalmente contempladas nos sistemas existentes, desenvolvidos para outras condições climáticas e de terreno.

O documento nos apresenta uma tabela com as cores, nos sistemas PANTONE, CMYK e RGB, que deve ser utilizadas no mapeamento pedológico de todo o Brasil, considerando o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. Trata-se de uma tentativa de padronização das classes de solo, de forma que os mapas não fiquem sobrecarregados e, assim, não prejudiquem a compreensão das informações apresentadas.

Para facilitar o uso dessa simbologia para mapeamento pedológico eu tomei a liberdade de criar um arquivo .xml com os dados dos estilos de cores retirados da tabela do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. Esse arquivo, que pode ser facilmente importado para o QGIS, carrega as informações de todas as classes de solo e suas respectivas simbologias agregando os símbolos à biblioteca do software.

Faça o download Simbologias do SiBCS para mapas pedológicos no QGIS.

A instalação de uma nova simbologia no QGIS é bem simples, basta seguir os seguintes passos:

  1. Faça o Download do arquivo:“SiBCS-2018.xml”
  2. Feito o download do arquivo, abra o QGIS e abra a aba Configurações > Gerenciador de Estilos > procure o botão Compartilhar > Importar
  3. Navegue até a pasta onde se encontra o arquivo SiBCS-2018.xml” que você baixou.
  4. Feito isso você verá todas as novas simbologias que serão adicionadas a biblioteca do QGIS. Clique na opção selecionar tudo e depois em importar.

Pronto agora você tem todas as classes de solo e suas respectivas simbologias no seu QGIS, agora é só começar a mapear.

A Embrapa também disponibiliza um arquivo de estilo de cores, padronização de legenda do mapa de solos do Brasil 1:5.000.000, arquivo compatível com o Sistema de Informação Geográfica (SIG) QGIS, padrão de cores baseado no Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS) e a publicação de 2011, onde foram destacados com hachura as classes de solos eutróficas.
Acesse em: http://geoinfo.cnps.embrapa.br/documents/3023

Fonte: EMBRAPA SOLOS

Para mais tutorias de QGIS como esse acesse: https://narceliodesa.com/category/tutoriais/


O que vocês acharam deste tutorial
SiBCS - Simbologias para mapas pedológicos no QGIS ?

Aguardo seus comentários, dicas e sugestões.

💵 Faça uma doação para o canal via Picpay: https://app.picpay.com/user/narceliodesa
💵 Ou faça uma doação via PIX: [email protected]
⭐ Nos siga em todas as plataformas: https://linktr.ee/narceliodesa
📬 Contato comercial: [email protected]

Outubro / 2022

Última atualização 2022-10-28 18:38:18.

🏠 Pessoal:

Desde Abril eu não publico nada na página NOW, de lá para cá consegui realizar algumas coisas que havia pensado ao nível pessoal:

  • Finalmente me mudei para uma casa, sai do apartamento e hoje posso ter minhas plantas e uma espaço para fazer exercícios e arte.
  • Estou começando uma migração para o veganismo após quase dois anos de dieta vegetariana.
  • Comecei a frequentar mais alguns equipamentos públicos da região, como o Cineteatro São Luiz e o Dragão do Mar de Arte e Cultura e tenho frequentado alguns equipamentos culturais de Fortaleza.

⚒️ Profissional:

Comecei a estudar sobre PKM e estou montando rotinas para melhorar a minha produtividade. Com isso consegui evoluir bastante na questão da leitura e aprendizagem de idiomas nos últimos meses.

❤️ Comunidade:

Tive a oportunidade de realizar uma aula sobre o Openstreetmap para uma turma de mestrado profissional em história da Universidade Federal do Ceará. Em breve estarei novamente na Universdade para outra aula sobre Openstreetmap dessa vez para uma turma de Graduação.

📚 Leitura:

Sobre a minha meta de leitura, estou quase chegando nos 12 livros que havia planejado em Janeiro , em parte por conta da estratégia de ler pelo menos 25 páginas por dia e consumir mais audiobooks.

Segue a lista dos livros lidos desde então:

Lidos:

Lendo:

Nota de transparência: os links dos livros acima têm código de afiliado. Clicando neles, os preços não mudam, mas posso ganhar uma comissão da Amazon.

📺 Assistindo:

Filmes:

  • Uncut Gens
  • Logan
  • Marte um
  • Bem-Vinda a Quixeramobim

Séries

  • Ted Lasso

🎧 Ouvindo:

Assisti ao show do Rafa Martins onde ele apresentou seu álbum Paisagens, desde então tenho ouvido ele diariamente.

Frase do momento

Vesti a roupa que não vou caber

Rafa Martins

Abril / 2022

Última atualização 2021-12-10 20:18:19.

🏠 Pessoal:

Os últimos meses foram corridos, me descuidei e desde janeiro que não posto nada aqui no blog. Alguns fatos que aconteceram nesse tempo:

  • Cortei os cabelos depois de 2 anos, mas já estou sentido falta dos cabelos longos.
  • Estou procurando uma casa na vizinhança. Em breve novidades…

⚒️ Profissional:

Houve mudanças no ambiente de trabalho, mudei de setor e agora tenho mais responsabilidades. Hoje estou numa posição de gestão, o que me afastou da parte técnica do setor de GEO.

❤️ Comunidade:

Estou participando do comitê geral do FOSS4G 2022, que irá acontecer em Florença-Itália, mais informações no site oficial do evento.

📚 Leitura:

Li o livro ONDE MORREM OS AVIÕES, do Lito Sousa do canal: aviões e música.

Meu perfil no Skoob

Nota de transparência: os links dos livros acima têm código de afiliado. Clicando neles, os preços não mudam, mas posso ganhar uma comissão da Amazon.

📺 Assistindo:

Do que assistir destaco o documentário Downfall: The Case Against Boeing interessante documentário sobre os incidentes envolvendo o Boeing 737 MAX.

De filmes assisti The Highwaymen, filme da Netflix sobre a caçada ao casal de ladrões Bonnie e Clyde. Ainda sobre no tema policial indico a série The Great Robbery of Brazil’s Central Bank que narra os fatos do assalto ao banco central de Fortaleza. Outro filme que assisti foi Gemini Man e não recomendo.

No momento estou acompanhando Better Call Saul: Season 6 , para mim a melhor série do momento. Também estou assistindo Moon Knight .

🎧 Ouvindo:

Não consigo indicar outra coisa a não ser o podcast Mano a Mano, original Spotify com Mano Brown. De fato um programa que me fez ampliar a visão e o debate trazendo diversidade de ideias e pensamentos com profundidade e respeito. 

Frase do momento


“Minha alucinação é suportar o dia a dia, e o meu delírio é a experiência com coisas reais.”

— Belchior

Janeiro / 2022

Última atualização 2021-12-10 20:18:19.

🏠 Pessoal:

A passagem de ano foi na tranquilidade de casa com minha esposa e os Pet’s (Bella 🐶 e José 🦜).

Com o início de 2022 novas metas foram traçadas aqui em casa, dentre elas estão mais cuidados com a saúde e uma rotina de leitura com no mínimo 12 livros por ano.

Onde de COVID19 no trabalho, tivemos que reduzir a quantidade de pessoas pela metade. Dia 14 fiz um teste de COVID19 e deu negativo 🤗, contudo gripei no dia seguinte pela primeira vez em dois anos, desde o começo da pandemia, tive febre e fiquei um dia de cama 🤒. Estou melhorando, porém, minha esposa também gripou.

⚒️ Profissional:

Estou estudando Expressão regular – REGEX ( curso da Alura). Eu já utilizava REGEX para algumas finalidades, mas precisava de uma base um pouco mais sólida.

❤️ Comunidade:

Lançarei mais vídeos no meu canal, focando principalmente tópicos sobre o QGIS, SQL e OSM.

📚 Leitura:

Estou finalizando a leitura de O Livro do CháKakuzo Okakura e espero finalizar esse mês o História da sua vida e outros contosTed Chiang .

Meu perfil no Skoob

Nota de transparência: os links dos livros acima têm código de afiliado. Clicando neles, os preços não mudam, mas posso ganhar uma comissão da Amazon.

📺 Assistindo:

Finalizei a segunda temporada de The Boys e essa foi de explodir cabeças, literalmente. A 4ª temporada de Cobra Kai foi difícil de acompanhar, em breve teremos o Mr. Miyagi de volta.

Ainda nas séries acompanhei Hawkeye, gavião arqueiro, e a Kate Bishop é uma das melhores coisas que dessa nova etapa da Marvel. Falando de Marvel assisti Eternos e foi diferente, aguardando para ver como será o desenrolar dessa história.

Outro universo que eu e minha esposa mergulhamos foi Euphoria. Relutei um pouco para começar a assistir, pois achava que seria pesada para o momento que vivemos (PS: É pesada sim).

🎧 Ouvindo:

Em janeiro não pode faltar David Bowie 👨‍🎤 no meu repertório, e indicarei o álbum Hunky Dory .

Frase do momento


“O tempo pode me mudar, e eu não posso enganar o tempo”

— David Bowie