A Importância das Conferências do State of the Map para o OpenStreetMap

Se você teve a sorte de participar de uma conferência do State of the Map (SotM), já sabe que elas oferecem alguns dos melhores conhecimentos, habilidades e treinamentos em SIG (Sistemas de Informações Geográficas) e geoespaciais disponíveis. Isso é além de ser um evento de networking fantástico, com muito tempo social divertido e envolvente. Se você é novo na comunidade do OpenStreetMap e ainda não participou de um SotM, ou faz parte de uma empresa pensando em patrocinar um SotM, juntamente com o envio de uma equipe para participar, este post é para você.

Image credit: Parker Michels-Boyce Photography. Please tag @OpenStreetMapUS in social media posts when using these photos.

O que é um State of the MapSotM?

Os membros da comunidade do OpenStreetMap (OSM) organizam encontros anuais do State of the Map como uma forma de construir comunidade, compartilhar ferramentas e pesquisas, e estabelecer contatos entre si com o objetivo comum de melhorar o mapa. Esses encontros têm diversos tamanhos e são organizados local, regional e globalmente, mas o objetivo é sempre o mesmo: se reunir para discutir pesquisas sobre a criação de mapas, ferramentas, iniciativas e outros tópicos da comunidade. Os SotMs locais e regionais são organizados por comunidades locais, e o SotM global é organizado pela Fundação OSM.

As conferências do Estado do Mapa estabelecem pontes entre os mapeadores do OSM e ativistas comunitários, desenvolvedores de código aberto, pesquisadores de universidades e instituições acadêmicas, designers, cartógrafos, bem como profissionais de tecnologia de empresas privadas e instituições públicas.

Quais Tipos de Tópicos são Discutidos?

A variedade de tópicos é tão diversa quanto a comunidade. As apresentações variam desde “palestras relâmpago” de 5 minutos até apresentações de 15-20 minutos e workshops de 75 minutos. Eles abordam temas como desenvolvimento de plataformas e ferramentas, análise de dados, mapeamento humanitário e muitos outros. Os apresentadores estão afiliados a comunidades locais, Youthmappers, HOTOSM, maplibre, FOSS4G, academia, outras organizações sem fins lucrativos e empresas pequenas e grandes.

A conferência global SotM de 2022 em Firenze, Itália, fornece um bom exemplo da variedade de informações e habilidades representadas em um SotM. Aqui estão apenas alguns títulos de sessões: “OSM Carto as Vector tiles; Innovating on Derivative OpenStreetMap Datasets”, Mapping a Small Town”,  “maplibre-rs: Cross-platform Map Rendering using Rust”, “Ten Years iD Editor—The Road Ahead”, “Women Leadership in Mapping Riverside Communities in the Amazon Forest Using OSM.”

Esses exemplos mal arranham a superfície. Aqui está o programa completo e as gravações das apresentações. Há também uma exposição de pôsteres – sim, até as paredes do SotM de 2022 eram educacionais! E há um resumo dos procedimentos acadêmicos.

Portanto, como você pode ver, um SotM oferece inspiração e conhecimento para qualquer pessoa interessada no futuro da tecnologia geoespacial, OpenStreetMap e software e dados livres e de código aberto.

Participe do State of the Map Curitiba 2023

Faça Parte do State of the Map Brasil 2023: Conectando-se ao Futuro do Mapeamento Geoespacial!

Prepare-se para uma experiência extraordinária! Estamos animados em anunciar o aguardado “State of the Map Brasil 2023″. De 2 a 4 de outubro de 2023, você terá a oportunidade de se envolver nesse evento imperdível, sediado na renomada Universidade Federal do Paraná, na charmosa cidade de Curitiba. E tem mais: este evento incrível acontecerá em um formato híbrido, permitindo que você participe tanto pessoalmente quanto virtualmente. Ah, e não se esqueça de marcar em sua agenda a pré-conferência, no dia 30 de setembro (sábado), para um mergulho profundo em conhecimento e networking.

Se você é um aficionado por mapeamento, um pesquisador curioso ou um usuário ávido por dados geoespaciais, esta é a sua oportunidade de brilhar! Estamos convocando você a compartilhar suas experiências, ideias inovadoras e trabalhos científicos através da nossa chamada para resumos de experiências acadêmicas e práticas. Mal podemos esperar para ver as gemas de conhecimento que você tem a oferecer.

O SOTM Curitiba 2023 é uma chance única para compartilhar sua expertise, conectar-se com colegas entusiastas e explorar as tendências mais recentes no mundo do mapeamento geoespacial. Junte-se a nós nessa emocionante jornada e contribua para construir um futuro mais mapeado e interconectado.

Para obter mais detalhes e informações sobre o evento, visite o site oficial aqui.

Não perca essa oportunidade singular. Estamos ansiosos para receber sua contribuição e encontrá-lo(a) pessoalmente no SOTM Curitiba 2023!

Fonte:

Why State of the Map Conferences Are So Important to OSM

http://www.labgeolivre.ufpr.br/?page_id=1849

Narcélio de Sá

Geógrafo, Nerd-GeoGeek. Integrante da comunidade QGISBrasil, OSMBrasil e apaixonado por Open-Source & Open-Data.