A criação de MDE (Modelos Digitais de Elevação) e os desafios de sua utilização em Zonas Costeiras foi tema de um artigo publicado no Journal of Coastal Research , nesse mês de Setembro.
Os MDE suportam uma ampla variedade de usos, incluindo modelagem de processos de superfície, mapeamento de habitat e de planejamento de conservação, alterações costeiras e mudança de terreno e visualização e exploração da Terra em três dimensões.
No artigo os pesquisadores ,Barry W. Eakins e Pamela R. Grothe, discutem a complexidade de se integrar dados batimétricos e topográficos para criar MDE costeiros.
Já que a princípio estes modelos podem conter desvios significativos da superfície que se destina a representar, o que poderia reduzir a sua utilidade.
Desafios mais comuns na construção de MDE em zona costeiras:
Os autores identificaram os desafios mais comuns na construção de MDE em zona costeiras e apresentam algumas soluções. Os desafios foram agrupados em seis categorias gerais: (1) dados de origem, (2) processamento dos dados, (3) desenvolvimento do modelo, (4)avaliação do modelo, (5) alterações morfológicas, e (6) incerteza do modelo.
Os pesquisadores finalizam propondo algumas práticas que ajudam a melhorar a acurácia e utilidade do MDE, dentre elas: Inspeção visual de dados de origem em um sistema de informação geográfica (SIG); estabelecimento de pontos de referência horizontais e verticais comuns e a quantificação da incerteza do MDE ao nível da célula são algumas dessas ações a serem tomadas.
Para os pesquisadores que estão trabalhando com zona costeira o artigo pode ser uma excelente referência. Ainda mais para os que estão trabalhando com delimitação de linha de costa via modelos tridimensionais, por exemplo.
Saiba mais:
O artigo completo pode ser acessado no site da publicação, em:
http://www.jcronline.org/doi/abs/10.2112/JCOASTRES-D-13-00192.1
ETOPO1 Global Relief Model: http://www.ngdc.noaa.gov/mgg/global/global.html
GEBCO (General Bathymetric Chart of the Oceans): http://www.gebco.net
Fonte: www.gisandscience.com em 22 /09/2014 por MATT ARTZ