Aos poucos o QGIS vem se consolidando como um dos melhores softwares livre para o setor de Geoprocessamento. Depois do grande lançamento da versão 2.0 , em setembro do ano passado, que trouxe inúmeras melhorias que agradaram seu usuário, a Linfiniti (desenvolvedora do QGIS) prevê o lançamento da versão 2.2 para o dia 21 de fevereiro.
A desenvolvedora do QGIS vem apostando em ciclos rápidos de lançamento para novas versões do software. Essa filosofia é viável graças a um grupo ativo de desenvolvedores voluntários que divulgam regularmente atualizações e correções de bugs. Você pode encontrar o cronograma de lançamentos das próximas versões (até a versão 2.6) do projeto em qgis.org. Essa proposta da Linfiniti para o desenvolvimento de novas verões para o QGIS é a mesma que é adotada pela Canonical para as versões do Ubuntu, por exemplo.
Como é feito o lançamento das versões do QGIS:
A Linfiniti apresenta uma versão “estável” do QGIS ,as versões pares (1. 6 Copiapó, 1.8 Lisboa ,2.0 Dufour). Essa versão é a indicada para a utilização em ambientes acadêmicos e profissionais pois é uma versão que garante uma maior estabilidade para o usuário.
Logo em seguida ao lançamento das versões estáveis é lançada uma versão de desenvolvimento (nightly version), em números ímpares (1.5 Tethys , 1.7 Wrocław, 1.9 Master). Essas versões contém boa parte das novidades que serão apresentadas na nova versão do software, porém muitas instabilidades é a utilizada pelos desenvolvedores voluntários. É a partir da correção das instabilidades e bugs encontradas nessa versão de desenvolvimento surge a nova versão estável do QGIS, sem bugs (ou pelo menos livre da grande maioria deles).
Novidades do QGIS 2.2
Assim como na versão 2.0 a equipe QGIS preparou relatório de novidades para apresentar os novos recursos da versão 2.2. Segundo os desenvolvedores o grande mote dessa versão será no aprimoramento das ferramentas já existentes a melhoria de performance, com a adição de novas ferramentas e ajustes para melhorar a interface de usuário. O compositor de impressão (responsável pela criação do layout e impressão dos mapas), fonte das maiores reclamações dos usuários, é a que vem tomando mais tempo e trabalho dos desenvolvedores, tudo isso para fazer do QGIS uma plataforma mais interessante para a criação de mapas.
Dentre os destaques dessa nova versão são:
Capacidade de inverter rampas de cores. Um recurso simples, mas que poupará muito tempo para o usuários, já que era necessário criar novas rampas de cores ou regras especificas para contornar essa situação.
O suporte de rótulos nas paletas de arquivos Raster. Uma mão na roda para aqueles que usam uma paleta de cores fixa em arquivos Raster. Por exemplo, ao classificarmos um imagem Landsat para um mapa de cobertura da terra podemos agora ter os rótulos de categoria atribuídos. Esses rótulos serão mostradas na legenda do mapa e na legenda compositor, sem precisar criar uma regra para isso.
Essas são algumas das alterações que achei mais interessante e que visam facilitar a construção dos mapas no QGIS, principalmente para aqueles que estão iniciando ou migrando de softwares como o ARCGIS. Sugiro que vocês deem uma olhada no relatório das mudanças do QGIS e nos blogs que serviram de fonte para esse post (em inglês) e confiram as demais novidades que estão por vir.
Fontes:
Anita grasser – A QGIS 2.2 preview Nyalldawson.net – WAITING FOR QGIS 2.2 COMPOSER IMPROVEMENTS (PART 1)Nyalldawson.net – WAITING FOR QGIS 2.2 COMPOSER IMPROVEMENTS (PART 2)Nyalldawson.net – WAITING FOR QGIS 2.2 COMPOSER IMPROVEMENTS (PART 3)Nyalldawson.net – WAITING FOR QGIS 2.2 GRADIENT FILLSNathan’s – Waiting for QGIS 2.2: Highlighting current Atlas featureDigital-Geography.com – QGIS 2.2 and its new featuresO que vocês acharam deste tutorial
QGIS 2.2 será lançado em fevereiro ?
Aguardo seus comentários, dicas e sugestões.
💵 Faça uma doação para o canal via Picpay: https://app.picpay.com/user/narceliodesa
💵 Ou faça uma doação via PIX: [email protected]
⭐ Nos siga em todas as plataformas: https://linktr.ee/narceliodesa
📬 Contato comercial: [email protected]