O Profile Tool é um plugin para o QGIS que torna possível gerar perfis de elevação através de linhas. O plugin está disponível através do repositório padrão de plugins do QGIS. O plugin tem é bem simples e cumpre o que promete.
Depois de instalar e ativar o plugin, você vai encontrar o botão “Profile Tool” na barra de ferramentas do QGIS:
Como utilizar o plugin Profile Tool:
- Carregue o arquivo raster com os dados de elevação e deixe essa camada selecionada na lista de camadas do QGIS
- Pressione o botão “Profile Tool”. Isso abre o painel plug-in que consiste de uma área de gráfico do lado inferior esquerdo e uma lista de camadas raster à direita. A camada raster que você deixou selecionada será adicionada na lista de camadas raster.
- Daí você verá a opção “Selection: Temporary polyline” ativada, agora você pode desenhar uma linha (temporária) na área do mapa. Dê um duplo clique esquerdo para terminar o desenho da linha. (As instruções de uso irão aparecer durante o manuseio da ferramenta na barra de status, em inglês.)
- Depois de ter terminado o desenho da linha, a área do gráfico será atualizado e apresentar o perfil.
- Em seguida você pode exportar o gráfico nos formatos PDF, PNG, SVG e print (PS). (Recomendo, para uma edição avançada a exportação para o formato SVG, pois você terá mais liberdade para editar o designer do gráfico em programas de edição vetorial como o Inkscape, illustrator ou corel).
Se você quiser adicionar outra camada raster para o plugin, você precisa primeiro selecione a camada raster na lista camada QGIS e pressione o botão “Add Layer” no painel Perfil Tool.
Vídeo tutorial do plugin Profile Tool:
Para gerar o perfil a partir de um vetor de linha já existente, será necessário alterar o modo de seleção de “Temporary polyline” to “Selected polyline” . Em seguida, você seleciona a camada vetorial que contém a linha que deseja utilizar, depois você pode clicar sobre a linha na área do mapa para selecioná-la . O gráfico irá aparecer em seguida.
Gostou desse tutorial? Encontrou algum erro? Tem uma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário.
Fonte: Anita Graser